segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Comportamento organizacional


O objetivo do estudo do comportamento organizacional num ambiente de trabalho é identificar atitudes e comportamentos que impactam diretamente na produtividade de um profissional, bem como entender como o comportamento humano influencia diretamente nos resultados de uma organização, além de desenvolver ou aprimorar comportamentos de equipes de alta performance.

Já tivemos períodos no mundo em que as pessoas eram coercitivamente obrigadas a trabalhar, como os escravos, por exemplo, em outras épocas, as pessoas tinham que trabalhar como engrenagens de máquinas e atualmente, evoluímos e as pessoas trabalham através da divisão de trabalho, em que cada especialista de determinada área, realiza um trabalho específico.

Com o estudo do comportamento organizacional, podemos identificar quais são os bons e os maus comportamentos organizacionais num ambiente de trabalho.

Por exemplo, os bons comportamentos são o entrosamento, o envolvimento, a entrega de tarefas, o crescimento, a inteligência emocional, etc. e como maus comportamentos, podemos identificar faltas, desequilíbrio emocional, apatia, desmotivação, indisciplina, ansiedade,tédio, relaxamento, dentre outros.

A consequência do mau comportamento é a fadiga, estresse, baixa produtividade, perda de qualidade, aumento do absenteísmo.

A consequência do bom comportamento é o foco no conhecimento técnico, nas habilidades, nas atitudes e no comportamento para subir de carreira.

Dicas para o bom comportamento:

a) Para que haja o engajamento, o indivíduo deve conhecer claramente as suas metas.

b) Deve haver equilíbrio entre os desafios percebidos e as habilidades que a pessoa possui.

c) Avaliação clara e imediata que vem por meio do feedback, informando ao indivíduo se ele está progredindo ou não em sua atividade e o que deve ajustar ou manter em sua ação para obter sucesso.

Assim, foi ganhando corpo a importância da compreensão do comportamento humano para o aumento da produtividade de equipes, melhoria de performance e sobrevivência das organizações.

Autora: Andréa Oliveira - Advogada OAB/MG n. 81.473

Nenhum comentário:

Postar um comentário