A instrutora foi a advogada Dra. Andréa Oliveira (pós-graduanda em Gestão de Negócios pela USP Esalq) que apresentou ferramentas de análise de crédito. Um diferencial é que o treinamento foi voltado tanto para quem faz a análise para a liberação do crédito, quanto para quem está adquirindo o recurso.
Doutora Andréa diz que o foco do curso foi o de levar amplo conhecimento em ambos os vieses, deixando o público-alvo preparado para o que necessita no dia a dia. “Para quem concede crédito, é preciso sistematizar a gestão utilizando critérios racionais e evitando questões subjetivas e o otimismo exagerado na análise para evitar riscos elevados que comprometam a sustentabilidade do negócio. Por outro lado, o empresário (entre eles, o produtor rural), tem que conhecer bem os mecanismos utilizados pelas instituições para conseguir a liberação do crédito que deseja, mas também para não fazer um negócio arriscado, por exemplo, contraindo financiamentos que serão difíceis ou impossíveis de pagar”, comenta.
Questões como a avaliação da saúde financeira do empreendimento, a definição da política de crédito, análise das informações cadastrais, definição do limite de crédito, como tratar a inadimplência, aspectos legais relacionados ao crédito, governança corporativa, riscos da empresa familiar na concessão de recursos e outros assuntos foram tratados no treinamento que teve excelente interatividade dos participantes que ao final receberam seus certificados de conclusão do curso.
Veja abaixo, alguns trechos do curso.
Por André Luiz Costa / Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário