terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Homenagem ao advogado aposentado Dr. Francisco Osvaldo de Oliveira, pai da advogada Andréa Oliveira, que comemora nesta data 74 anos de idade!

Nascido em 16 de janeiro de 1944, na cidade de Guapé/MG, primeiro de seis filhos de Manoel Bernardes de Oliveira e Luzia Alves de Oliveira, aos sete anos, entrou para a escola e após terminar o curso primário, cursou o ginásio em Carmo do Rio Claro, no Colégio Montfort, pois em Guapé, naquela época, não tinha curso ginasial. 

Após terminar o curso ginasial em 1960, mudou-se com seus pais para Passos/MG, onde fez o primeiro e o segundo ano do curso clássico no Colégio Estadual e logo em seguida foi para Belo Horizonte, onde fez o terceiro clássico no Colégio Municipal. Após terminar o curso clássico, prestou vestibular para o curso de Direito, tendo sido aprovado e então, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais

Na faculdade, envolveu-se com o movimento estudantil contra a Revolução de 1964 e participou de passeatas, comícios e palestras, tendo lutado bravamente junto com seus colegas contra a Ditadura, experiência importante para sua formação moral, que contribuiu para se tornar o advogado aguerrido e corajoso que se tornou. 

No curso de Direito, ele destacava como suas matérias e professores preferidos, Introdução à Ciência do Direito, com o magistral professor Edgard da Mata Machado, Direito Civil (Direito das Obrigações), cujo professor era o insigne jurisconsulto Caio Mário da Silva Pereira, Direito Financeiro, Direito Penal, cujo professor era Lídio Machado Bandeira de Melo, também um grande professor, dono de uma didática irreparável, que entremeava conhecimento e lazer e suas aulas eram divertidíssimas, fazia anedotas o tempo todo. 

Estudou também Direito Constitucional, cujo professor era Raul Machado Horta, também um grande Professor! Estudou Direito Administrativo, com o Prof. Paulo Neves da Carvalho, com quem aprendeu sobre Licitações e por fim, Direito civil com o Prof. Raimundo Cândido (pai do Dr. Raimundinho), que também ensinava Direito das coisas, Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado e Medicinal Legal

Encerra a passagem da sua vida universitária, contando que, numa certa vez, os estudantes resolveram fazer uma passeata contra o Ato Institucional número cinco (AI5). Estavam reunidos os estudantes de toda a universidade. A polícia cercou os estudantes na entrada da Avenida Afonso Arinos, onde ficava a Faculdade de Direito, com a Avenida Afonso Pena. Cercaram debaixo e de cima. A única saída que havia para os estudantes era entrar para a Faculdade de Direito, o que fizeram. A Polícia cercou a Faculdade e os alunos ficaram presos lá o resto do dia e a noite até de madrugada, quando foi negociada a liberação dos estudantes, fato este que marcou sua vida. 

Após se formar, voltou para Guapé e lá trabalhou e lutou pelos direitos de seus clientes até se aposentar. Foi procurador jurídico do município de Guapé por vários anos e foi homenageado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais com a medalha Desembargador Hélio Costa

Destaca como grande adversário profissional e mestre àquela época, o advogado Dr. Fonseca, muito experiente e perspicaz e vários juízes e promotores que lá trabalharam e lhe ensinaram, como o hoje brilhante advogado Dr. Eli Lucas de Mendonça.

Apesar de uma vida profissional muito vencedora, teve vários problemas com a saúde, mas também conseguiu superar todos eles e está hoje muito bem, completando com muita felicidade 74 anos de idade! 

Não é necessário esperar o passamento de alguém para que seja homenageado, por isso, a advogada Andréa Oliveira e toda a equipe do seu escritório homenageiam hoje este exímio profissional, que com seus ensinamentos, deixou traçado a ela e a sua marca jurídica, uma história de compromisso, honestidade e altivez para com a Justiça e seus clientes. 

Um feliz aniversário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário