terça-feira, 28 de julho de 2015

Toda mulher agricultora de sucesso deve usar protetor solar!!!





Não basta usar apenas o protetor solar. Toda mulher agricultora de sucesso, além de usar uma boa base no rosto, preferível com protetor solar, deve ainda, usar um bom protetor para os cabelos e lábios. Acredita-se que assim está pronta para enfrentar o dia a dia na sua empresa rural. Mas, engana-se. Não bastam as preocupações com a proteção da pele, mas também a preocupação em proteger seu patrimônio.

O melhor caminho para proteger seu patrimônio de surpresas financeiras é a prevenção. Riscos existem em toda atividade, inclusive nas empresas rurais, que lidam com as intempéries do tempo, oscilação nos preços das comodities, dentre outros. Nessas situações, os riscos podem ser levantados e prevenidos para que o passivo financeiro seja o menor possível. Afinal, nada mais chato do que  perder noites de sono preocupada com uma partilha de bens num divórcio (leia-se também união estável), um passivo trabalhista, ambiental, bem como uma possível demanda por cobrança de dívida.

O caminho da prevenção envolve um certeiro planejamento jurídico nas áreas do Direito como tributária, trabalhista, ambiental, societário, além do civil no que tange à área de família e diversos tipos de responsabilidades.

Destaca-se na área do direito tributário, um planejamento para se evitar a incidência desnecessária com impostos, como por exemplo o FUNRURAL. No caso do direito trabalhista, um bom projeto de governança trabalhista com levantamento dos riscos e medidas de correção dos mesmos. No Direito societário, destacamos a criação de holding, que é útil quando a mulher agricultora de sucesso tem várias atividades, não só agrícolas, criando-se uma empresa que controlará as demais empresas, podendo nesse caso, se bem planejado, evitar a incidência de alguns impostos, inclusive ITCD que gera por ocasião de inventário.

A holding além de importante figura para não incidência de alguns tipos de tributos, é importante para a sucessão empresarial, principalmente em casos de empresas rurais familiares, pois com isso evita os conflitos familiares e impede o fim do negócio.

Por fim, a prevenção deve ser vista também sob o viés da administração, do gerenciamento profissional da empresa rural, com criação de mecanismos, ferramentas diárias para profissionalizar o negócio rural em questão, protegendo-se assim a longevidade de toda uma atividade profissional tão importante para o mercado nacional.

Baseado na obra Família Empresária de batom e salto alto, das autoras Alessandra Dalla Pria, Joanna Paes de Barros e Oliveira e Vanessa Gramani, Editora Trevisan, 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário