segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Vera Pazotto: uma mulher agricultora de sucesso!






Hoje vamos beber a água diretamente da fonte, segue o depoimento da trajetória profissional de uma cafeicultora de sucesso. EMOCIONANTE!



"De professora e dona de casa a cafeicultora foi uma trajetória e tanta e com muita história para contar...

Apesar de ser filha de cafeicultor, minha atividade em uma fazenda  era apenas de lazer.


Foi em 1998, devido a algumas circunstâncias, com o incentivo e apoio dos meus pais e irmãos que saí de SP para vir morar em MG e ajudar meu pai nas atividades rurais.


Não foi nada fácil. Além de preparar o tão gostoso cafezinho tive que aprender todo o processo que envolve o negócio e a arte de comercializar o produto também... Confesso que ainda estou aprendendo!


Apesar de todas as dificuldades, eu só tenho que agradecer por tudo que passei. Tive a felicidade de ter um pai maravilhoso com quem muito aprendi e herdei um grande caráter. Sem ele nada disso seria possível.


Apesar da grande falta que ele me faz, o universo me presenteou com a oportunidade de contar com pessoas que me ajudam muito, começando pelo nosso gerente, Carlos, que nos acompanha a mais de 35 anos, e de muitos profissionais e amigos que estão sempre me orientando.



A Cafeicultura é uma atividade muito bonita e encantadora.


Antes da chegada das máquinas tínhamos um cenário diferente. Os trabalhadores com um figurino todo típico iam para a “lida” carregando enxadas, rastelos e peneiras.


Com o auxílio das máquinas o panorama mudou, mas o encanto continuou... A paisagem movimentada com o vaivém dos tratores, o ritmo das carretas acompanhando as colhedeiras, o cheiro dos grãos esparramados nos terreiros (que cheiro bom...), o secador de café que aquece o friozinho da estação, o remelexo das baianas festejando o  beneficio dos grãos, os caminhões desfilando com o produto nas estradas até chegar  nas torrefações e,  finalmente perfumar a nossa casa com aquele aroma  no café da manhã....



É assim cada etapa do procedimento cafeeiro, embelezando o cenário movimentado de uma fazenda, carregado de histórias...


E é nesse cenário histórico que eu tenho muito prazer, orgulho e alegria em dar continuidade a esse empreendimento do qual participo e me dedico com amor.


Fico muito feliz em ver muitas mulheres envolvidas na atividade rural, com seus pais, com seus maridos, com suas famílias e até mesmo sozinha; participando e se envolvendo, usando o conhecimento, a inteligência, o instinto e a intuição que toda mulher tem!




Vera L. Pazotto

Fazenda Engenho e

Nª. Sª. Dos Remédios  – Serra do Salitre-MG "

Nenhum comentário:

Postar um comentário