quinta-feira, 17 de março de 2016

Sonhos realizados


Por Elaine Castagine Silva


Tudo começou na minha infância onde meu pai e minha mãe sempre trabalharam no meio rural e, assim, meus irmãos e eu sempre estivemos em contato com a terra. Somos uma família de três irmãos e todos sempre trabalharam com nossos pais, tanto na agricultura quanto na pecuária.

Nossa vida não era fácil, pois morar na roça tem suas farturas, mas também suas dificuldades. Minha infância foi cercada de muita luta para que eu e meus irmãos pudéssemos estudar, mas infelizmente em um determinado momento tive que interromper meus estudos onde parei no segundo ano do ensino médio, mas o sonho de voltar a estudar não saiu de mim.

Me casei aos 16 anos e junto com meu marido permanecemos trabalhando com a terra e construímos uma família onde fui presenteada com dois filhos lindos e abençoados por Deus. No ano de 2012 tive a oportunidade de retomar meus estudos. Terminei o ensino médio e no mesmo ano prestei vestibular para agronomia, um sonho meu, mas também tenho certeza que era de meus pais que sempre me incentivaram e acreditaram que nunca é tarde para recomeçar.

O início do curso não foi nada fácil, pois a teoria na sua complexidade dificultava, mas que no decorrer do curso se mostrou necessária e de forma única enriqueceu o que eu vinha vivenciando ao longo de toda minha vida com minha família na lida com a terra.

Hoje vejo que não poderia ter escolhido curso melhor, já valorizava a lida na terra e o meio ambiente em si, mas estes três anos de agronomia reforçaram em mim a certeza de que a terra na sua complexidade e generosidade é um presente de Deus; a humanidade cabe a nós e cabe a nós seres únicos e herdeiros desta terra a responsabilidade de lidar com amor e preservar tudo que vem dela, ou seja, nosso alimento, nossas sombras frescas, a beleza do dia e da chuva, e ver com tudo isso a vida brotando daquela que tudo nos dá, ou seja, “terra” abençoada por Deus e humanidade.

Ainda permaneço hoje morando com meus pais e os ajudando na lida com a terra. Só tenho a agradecer pela chance de viver e ser feliz naquilo que me propus: ser uma agrônoma, mas além de tudo, ser uma cuidadora de nossa agricultura e do nosso meio ambiente.

Elaine Cristina Castagine Silva, mulher, filha, mãe, amiga, estudante e ser único de Deus.

......


Em homenagem a ELAINE CASTAGINE neste mês das mulheres o Blog MAS - Mulheres Agricultoras de Sucesso publica este texto autobiográfico como reconhecimento pela sua história de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário