sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Plano Agro + Mulher pretende consolidar a participação da mulher na atividade agropecuária; 20% dos dirigentes do setor são do sexo feminino

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou no final de novembro portaria criando o Plano Agro + Mulher para estimular ações que promovam a igualdade entre homens e mulheres, de modo a proporcionar a dignidade e a autonomia da mulher e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. 

O plano visa estimular o desenvolvimento sustentável das diferentes cadeias produtivas, das cooperativas agropecuárias, das agroindústrias rurais, do acesso aos mercados nacional e internacional e de todos os segmentos envolvidos.

As mulheres são 51,5% da população brasileira, segundo o Censo Agropecuário de 2017 do IBGE, e estão cada vez mais presentes na produção rural. De cada dez dirigentes do agronegócio, duas são mulheres.

>> Leia também

As ações para alcance dos objetivos do novo Plano serão de responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo, tendo como órgão consultivo o Comitê de Políticas Públicas para Mulheres e de Gênero do Mapa.

“Conheço muitas mulheres, que ficaram viúvas muito cedo, se tornaram vítimas de alguns processos, mas tocam a agricultura com tanto conhecimento, com tanta vontade, com tanta paixão quanto os maridos tinham”, disse Blairo Maggi.

O ministro afirmou que se trata de uma atividade de risco, ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para o setor e a satisfação que proporciona o produtor. 

(Fonte: MAPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário