terça-feira, 15 de setembro de 2015

A sustentabilidade nas empresas rurais!


Nenhuma atividade, seja ela na área urbana ou rural, foge das       responsabilidades de ordem ambiental, social e econômica, cujas consequências pela inobservância são cobradas pela sociedade. Para alguns, essas responsabilidades são encaradas como custos e entraves a sua atividade, para outros, são vistos como oportunidade e inovação para se destacar no mundo dos negócios - tudo depende de como você enxerga um copo que está cheio até a metade! Tem mais ou menos água?!

Não é possível pensar na longevidade do seu negócio para os seus filhos e netos, se a mulher agricultora de sucesso não gerenciá-lo com sustentabilidade. 

A sustentabilidade significa dizer viver da renda proporcionada pelo planeta, enquanto que o contrário significa dizer viver do seu capital natural, sendo que toda atividade depende desse capital e que um dia se tornará escasso. Nesse sentido, é vital para toda empresa, inclusive a rural, que a viabilidade econômica-financeira esteja alinhada a uma visão de sustentabilidade, que a integridade ambiental seja preservada para as gerações atuais e futuras e que sejam construídos relacionamentos mais harmoniosos com a sociedade.

Essa responsabilidade obtida pela sustentabilidade pressupõe ética nos seus negócios, o que gera reputação para sua empresa. E com reputação é possível agregar mais valor econômico ao seu produto, cujos impactos serão refletidos pelos lucros obtidos através de futuras demonstrações contábeis.

Principalmente em se tratando de comercialização de commodities, o mercado global que se tornou bastante exigente, compra apenas de empresas preocupadas com a sustentabilidade de seus negócios, sendo este outro fator decisório para optar por esse caminho.

Assim, a gestão do seu negócio deve pautar pelos princípios da sustentabilidade, partindo a decisão do conselho de administração, no caso de empresas com ferramentas de governança corporativa e no caso de empresas sem governança corporativa, partindo dos proprietários, até alcançar nos dois casos, todos os colaboradores. 

Ao longo do tempo, a sustentabilidade se tornará um ato natural e corriqueiro dentro da empresa, cujas ações transformarão o local em que vivem, o estado, o país e o mundo, sem contar o fator primordial que é a transformação das pessoas.

Até mais! Grande abraço.


Andréa Oliveira
OAB/MG n. 81.473



Um comentário:

  1. SERVIÇOS DE FINANCIAMENTO LE-MERIDIAN. a empresa de empréstimo que me concede um empréstimo de 5,000,000.00 USD Quando outros investidores negligenciam minha oferta, mas o Le_Meridian Funding Service me concede um empréstimo de sucesso. eles fornecem soluções de financiamento para empresas e indivíduos que buscam acesso a fundos do mercado de capitais, podem ajudá-lo a financiar seu projeto ou expandir seus negócios. em 1- (989-394-3740) Boa intenção,

    ResponderExcluir