sexta-feira, 4 de setembro de 2015

UMA MULHER AGRICULTORA DE SUCESSO JOVEM E COMPETENTE: LILIAN HORTENSE!

Exibindo 10258846_232635853597503_8523720548851697125_n1.jpg

SEGUE O SEU DEPOIMENTO, EMOCIONANTE!

"Fruto de um casal de cafeicultores do Estado do Paraná, que em meados de 1986, por circunstâncias da impossibilidade de continuar com a cafeicultura no Estado por causa do clima, foram obrigados a procurar outros horizontes, vindo a parar em Minas Gerais, mais exatamente em Patrocínio, onde Marley e Antonio Hortense iniciaram uma nova historia. Na bagagem trouxeram apenas esperança, coragem, determinação e meu irmão Emerson, ainda muito pequeno.

Primeiramente a família arrendou uma lavoura de café para começar a vida em Minas Gerais e no ano de 1988 eu nasci. Após alguns anos de trabalho, conseguimos comprar uma pequena área de café e assim com muita fé em Deus as aquisições foram aumentando.

A minha paixão pelo café, vem de muito pequena. Considero que “nasci em baixo da saia do pé de café”. Sempre acompanhei meus pais nos cuidados com a lavoura e sempre admirei o brilho nos olhos que eles tinham e continuam tendo por esta profissão.

Como meus pais sempre presaram os estudos, por algum tempo, me “afastei” da propriedade para estudar. Hoje sou graduada em Administração, pós graduada em Gestão Empresarial e para aprimorar os conhecimentos fiz o curso de Técnico em Segurança do Trabalho.

Há três anos, a família decidiu novamente se juntar para tomar conta da propriedade. Hoje meus pais, meu irmão e eu, cada um com sua função, porém, todos muito unidos, tomamos conta do nosso patrimônio. Claro que ainda não sei tudo que preciso, mais tenho o privilegio de iniciar uma sucessão familiar podendo contar com o apoio e os ensinamentos dos meus pais.

Com a minha entrega para a cafeicultura, comecei a participar da APPCER - Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado - que é uma Associação de produtores familiares certificados Fair Trade (comercio justo), onde faço parte da diretoria. Em função deste envolvimento, percebi que o reconhecimento das mulheres envolvidas nos negócios, principalmente com a cafeicultura é pouco praticada, necessitando um trabalho intenso para proporcionar uma maior visibilidade da importância das mulheres, sejam elas filhas e/ou esposas dos produtores em todas as etapas relacionadas ao café. Com isso, fui convidada a fazer parte dos trabalhos da IWCA – Aliança Internacional das Mulheres do Café – onde temos o intuito de dar visibilidade às mulheres em toda a cadeia do negocio café.
Além desses trabalhos, recentemente fui convidada pelo escritório Andréa Oliveira Advocacua a fazer parte de sua equipe no projeto de Governança Trabalhista, como técnica em segurança do trabalho. Onde, com o projeto temos o intuito de auxiliar, com um foco maior no agronegócio, toda a questão trabalhista de uma empresa rural.
Hoje, posso dizer que com 27 anos, sou uma mulher realizada. Tenho uma família linda, que está sempre ao meu lado, trabalho com o que gosto e tenho de presente todos os dias, a possibilidade de encontrar em uma xícara de café a força e a esperança de continuar buscando meus ideais e de continuar a historia da família Hortense."

Lilian Hortense
Fazenda Santo Antônio
Patrocínio/MG

2 comentários:

  1. Infelizmente, os últimos parágrafos está com uma mancha branca que não consigo tirar, porém, vcs poderão ler toda a matéria no Jornal Gazeta deste sábado. Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Não posso agradecer o suficiente ao serviço de financiamento da Lemeridian e deixar que as pessoas saibam o quanto sou grato por toda a assistência que você e sua equipe prestaram, e estou ansioso para recomendar amigos e familiares caso precisem de aconselhamento ou assistência financeira a 1,9% Empréstimo comercial .Via contato:. lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.com. WhatsApp ... + 19893943740. Continue com o excelente trabalho.
    Obrigado, Busarakham.

    ResponderExcluir