quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Saiba como atrair mamangavas para a flor do maracujazeiro

A polinização natural é mais eficiente em pomares de maracujá cultivados próximos a matas nativas, locais onde as mamangavas são encontradas. 

Mas o uso de toras de madeira velha ou apodrecida, ou ainda troncos secos de árvores espalhados pelos plantios da fruteira, pode aumentar a presença de ninhos e a quantidade do inseto polinizador

Já em pomares distantes de matas e acima de 1 hectare, é comum o produtor lançar mão da polinização manual, processo explicado em detalhes na publicação que pode ser acessada AQUI.

Também é importante racionalizar na cultura a aplicação de defensivos agrícolas, principalmente de inseticidas. As pulverizações devem ser feitas quando realmente necessárias, evitando o período de maior movimentação das mamangavas no pomar, que ocorre das 10 horas as 17 horas.

ADVOCACIA E CONSULTORIA ESPECIALIZADAS PARA SEU AGRONEGÓCIO, CLIQUE AQUI

Lançada em 2016, a Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte (BRS SF) é mais uma alternativa, pois a cultivar silvestre da fruta inicia a abertura de flores na parte da manhã, atraindo as mamangavas – veja mais sobre a cultivar AQUI.

(Fonte: Revista Globo Rural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário