quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Conheça a governança trabalhista - GT!









A ética e os princípios legais que regem uma sociedade civilizada devem ser perseguidos por toda e qualquer empresa, pois são eles que darão a ela licença para se estabelecer competitivamente no mercado globalizado. 

Diante da atual conjectura do mundo, em que toda empresa precisa se preocupar com a sua imagem, da relação que ela tem com seus funcionários, fornecedores, sociedade e com o meio ambiente, gerir os seus riscos torna-se cada vez mais importante e necessário para garantir sua perenidade.

Dentre esses riscos, existe um que é desconsiderado por muitos empresários, que é o risco que nasce da relação entre a gestão e o capital humano da empresa: os empregados.

A governança trabalhista é um sub-ramo da Governança Corporativa, voltada para a prática jurídica preventiva, que usa de ferramentas para identificar e corrigir todos os atos da relação de trabalho que ocasionaria um passivo trabalhista.

O passivo trabalhista é entendido como toda situação contratual de trabalho e de emprego que possa gerar alguma reclamatória trabalhista, multa pelo Ministério do Trabalho e Emprego, Termo de Ajustamento de Conduta pelo Ministério Público do Trabalho, ações de regresso pelo INSS, além de indenizações por acidente de trabalho e doença em decorrência do trabalho.

Por isso, torna-se cada dia mais importante e vital para o resguardo do patrimônio do Empregador conciliar a realidade fática do contrato de trabalho aos termos do contrato em si, além de toda a legislação que trata sobre o contrato de trabalho. Em resumo, não basta uma série de documentos assinados, se na prática ocorre tudo de forma diferente, assim como não adianta uma realidade fática que não seja corretamente documentada.

 Um abraço!

Daniel Victor - advogado especialista em Direito Trabalhista
OAB/MG nº 156.734

Nenhum comentário:

Postar um comentário