quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Empreender e inovar, é só começar!



A partir de informações obtidas no Congresso IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), realizado pela Consultoria Innoscience decidi compartilhar com você, leitor, alguns dados sobre inovação. Antes, explico que a Innoscience é uma firma de consultoria em inovação e estratégia fundada por um grupo de consultores seniores com experiência executiva e sólida atuação acadêmica com a premissa de que as empresas mais inovadoras apresentam melhores resultados do que seus concorrentes.

Participando de congressos como o IGBC, trabalhando na área do Direito com negócios de empreendedores de todos os tamanhos ou estudando Governança Corporativa percebo que a inovação é um tema visto como prioritário, mas nem sempre colocado em prática ou adotado de forma inadequada, como apontam dados da Innoscience. Vejam:
·         Mais de 70% dos executivos pesquisados entendem que a inovação é prioridade máxima, segundo a McKinsey&Company;
·         Menos de 25% dos executivos entendem que dominam a capacidade de capturar valor de inovações, de acordo com pesquisa da Arthyr D Litlle;
·         Mais de 50% dos executivos estão insatisfeitos com o retorno do investimento em inovação, mostra o The Boston Consulting Group;
·         Mais de 50% dos executivos estão insatisfeitos com a capacidade de desenvolver projetos e capturar ideias fora da empresa, aponta a McKinsey&Company;
·         Mais de 70% dos projetos inovadores em grandes empresas falham, de acordo com pesquisa da Harvard Business Review.

Por que empresas estabelecidas têm dificuldade em inovar? Existem 7 inimigos da INOVAÇÃO em grandes empresas:
1- Focar toda atenção estratégica no negócio existente para entregar resultados de curto prazo aos acionistas;
2- Realizar a divisão do trabalho por departamento, área geográfica ou linha de produto;
3- Usar ferramentas de avaliação de desempenho, recompensa e reconhecimento para garantir a entrega dos resultados;
4- Gerenciar projetos de forma padronizada, dentro da estrutura organizacional vigente, sem dedicação exclusiva;
5- Buscar novas oportunidades junto aos clientes existentes por meio de pesquisas quantitativas;
6- Fomentar entre as pessoas uma cultura de controle, eficiência, previsibilidade e cumprimento das regras;
7- Analisar e selecionar oportunidades com base em análise financeira de Fluxo de Caixa Descontado.

Quais as dicas para INOVAR? São cinco, segundo a Inoscience:
1- Definir o nível de risco adequado;
2- Auditar as capacidades de inovação;
3- Avaliar o desempenho da gestão na inovação;
4- Desenvolver o board para inovação;
5- Selecionar CEO com perfil de inovação.

Para finalizar, a resposta à simples pergunta: por que inovar? Inovar é a melhor sensação que tem: fazer o que ninguém fez e trazer impacto positivo. Boa sorte a todos em seus empreendimentos e inovem bastante.

Por Andréa Oliveira – Advogada
OAB/MG n. 81.473

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