A partir de informações
obtidas no Congresso IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa),
realizado pela Consultoria Innoscience
decidi compartilhar com você, leitor, alguns dados sobre inovação. Antes,
explico que a Innoscience é uma firma
de consultoria em inovação e estratégia fundada por um grupo de consultores
seniores com experiência executiva e sólida atuação acadêmica com a premissa de
que as empresas mais inovadoras apresentam melhores resultados do que seus concorrentes.
Participando de congressos
como o IGBC, trabalhando na área do Direito com negócios de empreendedores de
todos os tamanhos ou estudando Governança Corporativa percebo que a inovação é
um tema visto como prioritário, mas nem sempre colocado em prática ou adotado
de forma inadequada, como apontam dados da Innoscience.
Vejam:
·
Mais de 70% dos executivos pesquisados entendem que
a inovação é prioridade máxima, segundo a McKinsey&Company;
·
Menos de 25% dos executivos entendem que dominam
a capacidade de capturar valor de inovações, de acordo com pesquisa da Arthyr D Litlle;
·
Mais de 50% dos executivos estão insatisfeitos com
o retorno do investimento em inovação, mostra o The Boston Consulting Group;
·
Mais de 50% dos executivos estão insatisfeitos
com a capacidade de desenvolver projetos e capturar ideias fora da empresa,
aponta a McKinsey&Company;
·
Mais de 70% dos projetos inovadores em grandes
empresas falham, de acordo com pesquisa da Harvard
Business Review.
Por que empresas estabelecidas
têm dificuldade em inovar? Existem 7 inimigos da INOVAÇÃO em grandes empresas:
1- Focar toda atenção
estratégica no negócio existente para entregar resultados de curto prazo aos
acionistas;
2- Realizar a divisão do
trabalho por departamento, área geográfica ou linha de produto;
3- Usar ferramentas de
avaliação de desempenho, recompensa e reconhecimento para garantir a entrega
dos resultados;
4- Gerenciar projetos de forma
padronizada, dentro da estrutura organizacional vigente, sem dedicação
exclusiva;
5- Buscar novas oportunidades
junto aos clientes existentes por meio de pesquisas quantitativas;
6- Fomentar entre as pessoas
uma cultura de controle, eficiência, previsibilidade e cumprimento das regras;
7- Analisar e selecionar
oportunidades com base em análise financeira de Fluxo de Caixa Descontado.
Quais as dicas para INOVAR? São
cinco, segundo a Inoscience:
1- Definir o nível de risco
adequado;
2- Auditar as capacidades de
inovação;
3- Avaliar o desempenho da
gestão na inovação;
4- Desenvolver o board para inovação;
5- Selecionar CEO com perfil
de inovação.
Para finalizar, a resposta à
simples pergunta: por que inovar? Inovar é a melhor sensação que tem: fazer o
que ninguém fez e trazer impacto positivo. Boa sorte a todos em seus
empreendimentos e inovem bastante.
Por Andréa Oliveira – Advogada
OAB/MG n. 81.473
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