quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Agronegócio ignora a crise e surpreende


Quem fica nas cidades acompanhando os noticiários que trazem tantas tragédias fica com a impressão de que o Brasil continua ruim e que a economia do país vai de mal a pior, no entanto, o Agronegócio vem surpreendendo e está cada vez mais forte.

O Brasil está entre os líderes da produção agrícola no quesito de produção de grãos, produzindo hoje uma tonelada de grãos para cada habitante, mas não é porque as estatísticas focam em grãos que a agricultura brasileira enfatiza só milho, soja, arroz, feijão e outros, há um destaque também para a produção de cana-de-açúcar, café, algodão, batata, silvicultura e ainda conta com as frutas, as hortaliças e todos os ramos da pecuária e da avicultura.

O atual crescimento do Agronegócio se dá por duas principais características: grande aumento da produtividade e utilização intensiva de tecnologia de última geração, além do avanço da produtividade o Agronegócio também vem surpreendendo no quesito sustentabilidade, no ano de 1990, o Brasil produzia 57 milhões de toneladas de grãos em 37 milhões de hectares, em 2017 deverá produzir 3,7 vezes mais utilizando apenas 1,6 milhões de hectares a mais (veja o gráfico ao lado sobre o avanço da produtividade). Essa é a resposta para aqueles que afirmam que o desenvolvimento agrícola se dá à custa da deterioração do meio ambiente.

As primeiras estimativas da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) para 2017, é que as safras que começam agora deverão injetar na economia do país quase R$200 bilhões, o que representa cerca de 215 bilhões de toneladas de grãos, um aumento de 15% em relação à última produção.

A utilização de alta tecnologia que é uma das principais responsáveis pelo crescimento do Agronegócio é aplicada em todos os subsetores, desde o preparo da terra, na produção de sementes, no cultivo e monitoramento da plantação, irrigação, na colheita, até transporte e armazenamento das safras. Cada vez mais o agricultor brasileiro utiliza equipamentos de tecnologia de ponta, que vão de semeadeiras georreferenciadas à utilização de drones para o controle de doenças e pragas.

O bom momento do Agronegócio arrasta consigo também boa parte do setor de serviços, que é o setor mais expressivo no PIB (Produto Interno Bruto), representando 72% do total, porque ao mesmo tempo, o Agronegócio apoia a infraestrutura, o comércio, transportes, fornecimento de sementes, fertilizantes, defensivos, equipamentos, máquinas.

Existem economistas pessimistas quanto ao sucesso do agronegócio, temem que a economia brasileira se transforme em um “fazendão atrasado”, pela baixa agregação de valor de sua produção, no entanto, está acontecendo exatamente o contrário.
 
(Fonte: CONAB) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário