quarta-feira, 4 de outubro de 2017

'Brasil é campeão mundial no que concerne à preservação da cobertura vegetal e da biodiversidade'

Com base em dados atualizados do CAR - Cadastro Ambiental Rural, Evaristo de Miranda confirma o que já provara: a vegetação está protegida

Você conhece algum país do mundo que dedique tanta área de seu território à proteção, preservação e conservação da vegetação nativa e da biodiversidade como o Brasil? Será que algum país chega perto do que faz o Brasil, em termos absolutos e relativos, pelo meio ambiente? Mesmo assim, o país é alvo permanente de críticas maldosas, infundadas e ignorantes sobre a situação da preservação de seus ecossistemas, aqui e no exterior. Tenha em mãos este resumo atualizado para apresentar a quem necessitar possa ou precise.

Áreas protegidas

Quinto país do mundo em extensão territorial, o Brasil é o primeiro em áreas protegidas, segundo dados da UNEP e do WCMC (VEJA AQUI). 

O Brasil destina 30% de seu território – mais de 2,5 milhões de quilômetros quadrados (km2) – para áreas protegidas, sejam unidades de conservação, sejam terras indígenas. As áreas terrestres protegidas pelo Brasil representam 14% de todas as existentes no planeta (18 milhões de km2) e mais da metade do total destinado à proteção na América Latina e Caribe. A média de áreas protegidas em todos os países com mais de 2,5 milhões de km2 de extensão é de 10%, contra 30% no Brasil. Como afirma o Protected Planet Report da UNEP de 2016, o Brasil detém e mantém “a maior rede nacional de áreas protegidas do mundo”.

Áreas preservadas

Na zona rural brasileira, uma legislação ambiental exigente determina a manutenção de áreas mais de 4,1 milhões de imóveis. Hoje, os produtores rurais destinam à preservação da vegetação nativa e da biodiversidade uma área superior a 1,7 milhão de km2, no interior de seus imóveis e sem qualquer subsídio governamental. Isso corresponde a 20,5% da superfície do Brasil (CONFIRA AQUI).

(Fonte: Agro DBO 93)

Nenhum comentário:

Postar um comentário