quarta-feira, 23 de maio de 2018

Câmara abre votação online sobre lei dos defensivos agrícolas

A Câmara dos Deputados abriu uma enquete online para saber a opinião do público em geral sobre o debate, que está em transição Câmara, sobre as mudanças no registro, fiscalização e controle de defensivos agrícolas. A discussão vem causando polêmica entre os ruralistas, que são a favor do Projeto de Lei, e órgãos como Anvisa, Ibama e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), contra o PL.

Os produtores reclamam da demora na liberação de defensivos para serem usados na agricultura, especialmente quando há necessidade de uso emergencial e alegam que, quando o governo autoriza a aplicação, os produtos já estão obsoletos.


Já quem é contra o PL dos defensivos defende um controle mais rígido sobre a utilização dessas substâncias na produção dos alimentos. Para eles, o fato do Brasil liderar o quadro de consumo mundial de defensivos está diretamente ligado ao aumento no número de casos de câncer e outras doenças em pessoas.

Após a votação do projeto ser adiada pela terceira vez, a próxima reunião para discutir o PL, de autoria do atual ministro da Agricultura Blairo Maggi, está marcada para terça-feira, 29 de maio, às 10h.

(Com Revista Globo Rural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário