terça-feira, 10 de julho de 2018

Crédito do BNDES para endividados terá 4 anos de carência e juro menor

A linha de crédito do BNDES para produtores endividados quitarem as dívidas vai oferecer dez anos de prazo para pagamento e quatro de carência, dois a mais do que estava previsto inicialmente. Os juros também serão um pouco menores, compostos pela Taxa de Longo Prazo (TLP) mais 4,5% ao ano, queda de 0,2% em relação ao que foi acordado anteriormente. 

Outra novidade é que, como não se trata de equalização de juros, a medida não precisará passar pela aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN), o que deve acelerar a operacionalização. As regras devem ser aprovadas pelo conselho do banco nesta semana e as demais instituições financeiras já serão oficialmente informadas para começar a operar a partir de agosto. As informações são do deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas/RS), coordenador da Comissão Externa do Endividamento Agrícola da Câmara.

Leia também:
Comissão da Câmara aprova projeto de lei dos agrotóxicos; projeto em tramitação na Câmara torna mais rigorosas as regras para a venda de produtos orgânicos

O BNDES vai disponibilizar R$ 5 bilhões em recursos para essa linha e o limite por produtor será de R$ 20 milhões.

“Está confirmada a linha, semana que vem vai ser aprovada no conselho do banco. Vão ser 14 anos, 5 bilhões, teto de até 20 milhões por produtor. Não depende de voto do CMN, pois não trata de equalização de juros. Será tudo formalizado, por Ministério da Agricultura e da Fazenda, e remetido ao BNDES. Vai ser votado e aprovado no conselho do banco. O mês de julho será de encaminhamento de circulares para as agências. Ainda vou trabalhar para incluir o custeio desse ano nisso”, afirmou o deputado.

A criação dessa linha de crédito foi articulada para atender produtores rurais endividados, sem subsídios do governo federal, que poderão repactuar os débitos, juntar diversas dívidas que tenham com instituições financeiras e até empresas de insumos, e quitá-las com recursos do BNDES, com 14 anos de prazo e juros que rondam 11% ao ano.

(Fonte: Canal Rural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário