sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Sucessão familiar no campo em três ações

O assunto sucessão familiar ainda é um tabu para as famílias de produtores rurais no Brasil, afinal não é fácil imaginar o dia em que o patriarca ou a matriarca irá faltar. Mas garantir a formação dos próximos líderes entre os herdeiros é essencial para a manutenção do negócio.

Segundo o consultor Daniel Pagotto, da Tratto Consultoria, o momento para falar sobre o assunto tão reservado é o quanto antes, pois é necessário aproveitar a presença dos atuais gestores e identificar quem, entre a família, deseja continuar a atividade.

“É muito mais importante você falar de assuntos desconfortáveis mesmo que vá criar algumas situações de pequenos conflitos. Mas aí você discute isso num ambiente controlado. Você não vai discutir isso no momento da falta de alguém, que aí sim é um momento de emoção. Porque você tem que definir em um mês como vai ser o alinhamento do projeto inteiro. Quando você conversa com antecedência sobre o que vai acontecer quando alguém faltar ou se isso acontecer, então você já propõe debates de ideias, brigas de ideias, sai o que for consenso e bola pra frente. Família Feliz!”, argumentou Daniel.

Em resumo, o consultor elencou três passos para iniciar o trabalho de sucessão rural:

1 – Provoque a discussão sobre o tema com a família, pois é um assunto necessário tratar com os atuais gestores em vida;

2 – Dentre as discussões, é indicado apresentar modelos com estratégias de gestão e financeiras. Inclua as pessoas que possuem pensamentos diferentes;

3 – Faça conexões, conheça outras fazendas que adotam práticas diferenciadas e que já passaram por sucessão familiar.

(Fonte: Giro do Boi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário