terça-feira, 1 de agosto de 2017

A importância da Gestão de Custos em Operações Mecanizadas

Por Lucas Teixeira Rocha | Fonte: Agromulher, parceiro do blog MAS

Esse assunto é muito importante pois as operações mecanizadas apresentam um percentual de custo elevado. Se não houver o controle, esses custos se perdem e o produtor não consegue fazer uma apropriação correta.
    
Buscando maximizar a produção com eficiência o produtor rural por meio operacional de suas atividades, utiliza-se de máquinas e implementos. Dessa forma, o investimento de maquinário é bem significativo, imobilizando o recurso financeiro do produtor, que se não forem bem geridos e otimizados nos processos se tornam prejuízo.
   
Sem dúvidas, ter um controle eficiente torna-se ainda mais necessário. É uma medida certa para a manutenção da saúde organizacional de uma empresa. Quando mal feito, invariavelmente interfere nos resultados planejados.
    
Dando foco especificamente a operação mecanizada os 3 principais elementos que deve-se levar em consideração ao se implantar um sistema de gestão são:

Pessoas: Profissional qualificado para operacionalização em campo caso a máquina necessite.

Processos: são suas rotinas, como você faz o procedimento diário, esses processos devem ser otimizados. A falta do conhecimento deles elevam o custo.

Produto: é atividade que desenvolveu dentro do que foi planejado, ou seja o seu orçamento sua programação e o seu custo que foram realizados dentro do programado.
    
O sucesso dessa necessidade depende da organização, planejamento e o controle do uso do maquinário que pode gerar resultado diante de uma simples planilha. O exemplo de planilha de registro de custos de veículos pode ser visto na imagem abaixo:



Os controles necessários são:
  • Inventário de máquinas e implementos,
  • Uso do maquinário,
  • Abastecimento,
  • Manutenção preventiva,
  • Manutenção corretiva.
Coletando as informações, no decorrer do processo o produtor passa para um estágio de decisão onde toda decisão tem uma escolha final. A escolha refere-se a qual o caminho mais adequado para o produtor tomar suas decisões.

Decisões como:
  1. Terceirizar ou investir no maquinário?
  2. As receitas são suficientes para cobrir os custos da atividade?
  3. O maquinário é o adequado para a operação?

Esse procedimento faz do produtor rural capaz de reduzir riscos de fracasso na lavoura, aumentar a qualidade do produto final, dos conjuntos mecanizados e do lucro. Não existe melhor forma de tomar decisão conhecendo as suas disponibilidades.

Nunca deixe de consultar um profissional habilitado para orientar e facilitar a implantação e analise dos seus controles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário