sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Escoamento de grãos por ferrovias deve crescer em 2018

A expectativa positiva gerada pela renovação antecipada de cinco concessões ferroviárias, que começam a vencer daqui a 15 anos, está movimentando o setor de infraestrutura. Os contratos, previstos para serem assinados entre 2017 e 2018, envolvem mais de 13 mil quilômetros de estradas de ferro e devem receber até R$ 25 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos. 

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, um dos segmentos que deve ter alta significativa no transporte ferroviário com as prorrogações é o de commodities agrícolas. Abate acredita que, assim que as renovações forem se concretizando o escoamento de grãos por ferrovias também deve crescer, algo que pode acontecer já em 2018. "Atualmente, as cargas agrícolas são responsáveis por aproximadamente 12% do transporte ferroviário nacional e este percentual deve se elevar ainda mais com as prorrogações, pois são produtos cada vez mais movimentados por meio de ferrovias", afirma.

Outro fator responsável por essa alta é a supersafra que o país está registrando recentemente. Segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa para a safra nacional de grãos é de um novo recorde. A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve chegar a 242,1 milhões de toneladas em 2017, um aumento de 31,1% sobre 2016, ano que registrou 184,7 milhões de toneladas.

"Para atender toda essa demanda, a indústria ferroviária está investindo ainda mais na fabricação de vagões, produtos e serviços específicos para o mercado agrícola", completa o presidente da ABIFER. Segundo Abate, a perspectiva de aumento de demanda também terá impacto positivo na cadeia de fornecedores de manutenção e renovação de equipamentos e tecnologias, o que prevê um aumento no volume de negócios.
Concessões

A primeira das cinco concessões que devem ser prorrogadas por mais 30 anos é a Malha Paulista, operada pelo Rumo Logística, que já está em processo de audiência pública. O trajeto interliga os estados de São Paulo e Minas Gerais por meio de uma linha férrea com 1.989 km.

Em seguida, será renovado o contrato dos trilhos da MRS Logística, que possuem 1.674 km de extensão e conectam os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A Estrada de Ferro Vitória-Minas (com 905 km, que atende aos estados do Espírito Santo e Minas Gerais) e a Estrada de Ferro Carajás (com 892 km, que liga os estados do Pará e do Maranhão) - ambas operadas pela VLI Logística, por meio de concessão da Vale - também estão na lista.

Por fim, a Ferrovia Centro-Atlântica (que possui 8.066 km e passa pelos estados de Brasília, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro e São Paulo), também sob gestão da VLI.

A 20ª edição do econtro NT Expo - Negócios nos Trilhos contará com debates sobre diversos temas relacionados ao mercado metroferroviárioa. O evento contece de 7 a 9 de novembro, das 13 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

(Globo Rural com informações da assessoria de imprensa da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário