quinta-feira, 8 de junho de 2017

A rota do café especial

Eduarda Sieira durante a viagem

O café é um dos principais produtos da economia brasileira, movimentando o mercado de exportações e gerando milhares de empregos. No sul de Minas, no entanto, o produto ganha ainda uma importância maior, ao ser pelo menos parte da economia de mais de 80% das cidades da região.

Nós, da equipe Andréa Oliveira Advocacia e Consultoria em Agronegócio, acompanhamos de perto, durante uma semana a rota do café especial em diversas fazendas de Carmo de Minas e região.

Produtores de Carmo de Minas se valem do cultivo diferenciado e do clima de montanha para contar de forma tão certeira a história desse grão tão sedutor.

A pequena Carmo de Minas, cidadezinha que nasceu no início de 1814 e tem apenas 14 mil habitantes, é a protagonista na arte de produzir cafés especiais.

O município fica localizado entremeio as belas paisagens montanhosas que compõem a Serra da Mantiqueira, local em que se encontram cafés de altíssima qualidade, com aroma e sabor específico.

Uma das propriedades visitadas
Destaca-se, que naquela região, a multinacional Nespresso desenvolve um importante trabalho de promoção da sustentabilidade da cafeicultura, estimulando as práticas sustentáveis como a proteção de ecossistemas naturais, conservação da água, da vida silvestre e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e produtores rurais.Esse trabalho da Nespresso é desenvolvido por meio de parcerias locais.

Distante 420 km de Belo Horizonte e a 275 km da capital paulista Carmo de Minas, vizinha de São Lourenço, município que é conhecido por suas fontes naturais, possui uma combinação de clima favorável e solo fértil, o famoso “terroir” que garante a produção de grãos de alta qualidade.

Todos os anos, Carmo de Minas é destaque e vai parar na lista de melhores grãos produzidos no país e os cafezais centenários são cultivados nos morros, sem agredir o meio ambiente.

Por Eduarda Roberta Sieira
Advogada especialista em Direito e Processo do Trabalho – OAB/MG n. 176.034

Nenhum comentário:

Postar um comentário