sexta-feira, 26 de maio de 2017

Nova campanha de marketing da ABIC foca nas certificações de café

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) deu início nesta quarta-feira, 24 de maio (Dia Nacional do Café), à sua nova campanha de marketing que este ano centrará na divulgação das certificações e selos de qualidade e associará o consumo de café a uma vida saudável.

Criada pela agência Z+Rio, a campanha ganhou mais tempo de duração – de maio a novembro – coincidindo com o período de maior consumo de café, e vai explorar, sobretudo, as mídias sociais e os principais portais da internet.

Com uma comunicação divertida, bem humorada e dinâmica, a ABIC quer também promover o café como uma bebida que agrega, dá pique e energia, que pode ser consumida em diversos momentos e que ainda é benéfica para a saúde.

A campanha está orçada em R$ 2.150.000,00 e será totalmente custeada pela entidade e empresas associadas. Serão trabalhados dois públicos: as donas de casa da classe C, na faixa dos 25 aos 45 anos, e os jovens, das classes AB, de 18 a 24 anos. Da verba total, 70% serão destinados às ações junto ao público feminino, e 30% para os jovens.

A principal mensagem que se pretende transmitir para as mulheres, que têm grande poder de decisão de compra, é que “Café com qualidade é café certificado”. O objetivo é promover os Selos da ABIC que atestam os produtos puros e de qualidade e que dão garantia de segurança alimentar.

Para os jovens, que na faixa dos 18 aos 24 anos são atraídos, sobretudo, pelas cafeterias, a mensagem será divulgar o café como uma bebida natural, saudável, que acompanha o seu ritmo de vida, ressaltando os benefícios para a saúde.

Aceita um café?

Esse é o quarto ano consecutivo que a entidade investe em campanha de marketing, mantendo um perfil de comunicação que se interliga e se soma um ao outro, fortalecendo a marca ABIC e a categoria café como um todo.  Em 2014, o mote foi “Tudo que é puro é melhor”. Em 2015, “Bota mais café no seu dia!”. No ano passado, o tema centrou em “Certificação, Pureza e Qualidade”.

Para este ano, as peças (filme, filmetes, banners, etc.) terão como assinatura a frase “Café Certificado sempre vai bem”, seguida da explicação: “Quando for comprar café, procure pelo Selo ABIC. Porque pureza você exige. Aroma e sabor você escolhe”.

Como base da campanha, a agência elegeu uma única palavra, a que mais se utiliza no dia a dia e que traduz um costume social ou mesmo uma tradição: Café? Essa é a palavra que as pessoas dizem ao fazer um convite prazeroso, seja para oferecer a bebida numa pausa no trabalho ou nos estudos, após a refeição, ao receber uma visita ou mesmo ao encontrar um amigo.

A ideia é que a pergunta-convite “Café?” acabe se transformando em um bordão. Nesse sentido, a Z+Rio criou um filme de 30” com uma série de cenas que mostram as pessoas tomando café em restaurante, na academia ou no meio de uma reunião, sempre perguntado Café?. O vídeo também traz cenas de muito humor, como um boneco de desenho animado pedindo café, uma cabra berrando “caféééé” e uma mão de zumbi surgindo da água, numa engraçada metáfora quando a pessoa tem que despertar.

As ações estabelecidas no plano de mídia serão feitas na Internet, que atinge 78% do público feminino e 99% dos jovens, principalmente nas redes sociais mais usadas pelos brasileiros (Facebook e Instagram), para impactar os jovens e mulheres, garantindo grande cobertura e alta frequência. Estas redes permitem também grande interação com o público, que pode comentar e compartilhar, multiplicando a informação.

Também estão previstos banners em portais que tratam de saúde e bem-estar, alimentação e bebida, para que os usuários conheçam a ABIC e se interessem mais pelo assunto. No Google, quando as pessoas buscarem por palavras referentes ao café, surgirão os anúncios da ABIC, levando os usuários ao site da entidade para se informarem sobre o assunto. Haverá também filmetes no Youtube.

A mídia digital exige atualização constante das postagens e diversidade das peças, para que atraiam os usuários com bom humor e informação. Assim, por exemplo, foram elaborados “post gif” que trazem dicas como: Café certificado vai bem com... pão de queijo. Também surgirão “gifs” com broa de milho, pão com manteiga, bolinho de chuva, queijo quente. Ou, simplesmente: Café certificado vai bem... não importa com quem!

(Fonte: CNC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário